domingo, 12 de setembro de 2010

CULTURA

Cultura

Como podemos definir cultura: será que isso é possível?

A palavra cultura é usada de varias formas, seja para classificar a capacidade de conhecimento das pessoas, ou para definir como certa sociedade vive, dentro desses dois conceitos um é conhecido como: senso comum, que é definido como algo que é passado de geração para geração, através de boatos e contos, o outro é cientifico: definido como ciência e dentro desta ciência esta o antropólogo.

Segundo da Matta, R. 1981. “A palavra cultura pode ser usada como sinônimo de sofisticação de sabedoria, de educação no sentido restrito do termo”.

Não é certo afirmar que cultura depende de estudos, que o ser mais culto é aquele que possui certo número de cursos, assim estaria afirmando que as classes sociais mais baixas dentro da sociedade são pessoas ignorantes que não possui cultura.

A palavra cultura tem sido usada de varias formas, mas aqui ela será expressa na visão antropológica, tentando chegar a uma definição do que é cultura.

De fato, quando um antropólogo social fala em “cultura”, ele usa a palavra como um conceito chave para a interpretação da vida social. Porque para nós “cultura” não é simplesmente um referente que marca uma hierarquia de “civilização”, mas a maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa.

Da Matta,R, 1981

Todos nós temos cultura, a partir do momento que nascemos somos inseridos na cultura existente. A cultura é a identidade de uma sociedade, através dela podemos deduzir como as pessoas se comportam, quais com gostos e preferências. Não existe cultura igual, mas sim traços ou semelhanças de certas culturas, ou dentro de uma cultura pode existir “sub-culturas”.

Segundo Ruth Benedict, apud, Laraia, R, 1997. A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto tem visões desencontradas das coisas. Analisando o sentido de desencontradas podemos, afirmar que são as diferenças existentes nas culturas, que certos hábitos na cultura X são repudiados na cultura Y.

A relação entre duas pessoas do mesmo sexo é algo repudiado em certas culturas, a pessoa que afirmar ser homossexual, será tratada diferente das outras, podendo ser alvo de agressões físicas ou até mesmo serem excluídas do grupo ou tribo¹ em que vive. Já na Grécia antiga a relação entre dois homens² era algo normal, sendo que o homem mais experiente, maduro passasse todo o seu conhecimento para o adolescente, podendo ter um relacionamento amoroso, sexual, em algumas situações a própria família decidir quem seria o pedagogo de seu filho. Este assunto também é tratado por Laraia,R, 1997, que em certas tribos nas planícies norte-americanas, o homossexual é visto como um ser dotado de propriedades mágicas, capaz de servir de mediador entre o mundo social e o mundo sobrenatural, e portanto respeitado.

A cultura dos índios é totalmente diferente da cultura em que vivemos para o índio a totalidade é algo primordial dentro dos seus princípios que vai desde a relação com natureza a relação com os animais. da Matta, 1981, diz que os índios possuem uma grande sabedoria, pois os animais são seres incluídos na construção e a formação de uma política, mostrando que a vida está além da vida humana. A visão de da Matta,1981, vai ao encontro com a visão de Laraia, 1997, que diz que floresta e os vegetais tem um valor significativo e quantitativo sendo usada como uma referência espacial, um conjunto ordenado e construído de formas vegetais bem definidas. O que vemos hoje é dizer que o índio é atrasado, que não possui cultura, que são antigos, mas na verdade os índios têm uma maior percepção da importância da natureza do que nós, que insistimos em acabar com ela construindo arranha céus.

Com isso podemos ter uma noção do que é cultura, ela pode nos mostrar diferentes visões, sendo que sua identidade é única, desde os princípios necessários para a vida. Tomamos como exemplo o comer, em algumas culturas comer insetos é tradição, algo que esta inserida naquela cultura, para eles comer besouro, formiga, minhocas, aranhas, gafanhotos e assim por diante é normal sem preconceitos, para nós esses hábitos não passa de uma loucura. Do mesmo modo o carnaval é visto por outra cultura, uma comemoração que não possui fundamentos ou algo para ser comemorado.

Temos que estar cientes que a cultura não é formada através de livros, diplomas ou inteligência, mas sim, formada através das pessoas que nela estão inseridas, e que cultura está sujeito a mudanças sem que perca a sua identidade.

¹TRIBO = Considerando neste sentido tribo urbana, grupo social na qual a pessoa vive.

² PADERASTIA = Termo da Grécia antiga, cujo os mais velhos ensinava os mais novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário