quarta-feira, 29 de setembro de 2010




The Wall é um filme produzido em 1982 pelo diretor britânico Alan Parker, lançado pela MGM. O roteiro foi escrito pelo vocalista e baixista da banda Pink Floyd Roger Waters.
Como podemos observar, o filme aborda alguns temas, mas o que chamou atenção a forma de ensino, já em 1982, o roteirista Roger Waters observou que o método de ensino era decadente, e que com o passar do tempo não mudou muita coisa.
(Freire 2004 apud Ferreira, Pina, Carmo,2005) mostra que a educação hoje se torna o ato de depositar conhecimentos, em que os educandos e educandas são os depositos e os educadores e educadoras os depositantes. Essa seria a chamada concepção bancaria de educação, no qual a pratica pedagógica é reduzida ao ato de depositar, transferir e transmitir valores e conhecimento).
Observando este ponto de vista fica fácil de interpretar o vídeo, pois todos os alunos aparecem com a mesma fisionomia, isso ocorre em decorrência no método de ensino que é utilizado, o professor detentor da sabedoria naquela situação, passa informação aos alunos que simplesmente a absorve sem que haja uma discussão do assunto, isso faz com que os alunos tenham apenas aquelas informações.
Não podemos fechar os olhos para o ensino que hoje é passado para os alunos, pois algumas escolas ou professores apenas transfere seu conhecimento, não estimulando o aluno a pensar ou buscar informações fora da sala de aula. Mas este método de ensino não está restrito ao ensino fundamental ou médio, pois algumas instituições de ensino superior tem a mesma forma de ensino.
Hoje em dia, muitos alunos recém-formados encontram dificuldades par encontrar emprego, muitos chegam a comentar que o mercado de trabalho está concorrido, pode ate ser verdade, mas será que a falta de capacitação ou a mal formação deste aluno não atrapalha na hora de ser empregado.
Sengundo(Ferreira, Pina, Carmo,2005) a relação educador - educando neste método educacional faz uma vertical de cima para baixo, definindo os que sabem e os que não sabem, reproduzindo uma relação opressor - oprimido.
Em outro método de ensino, podemos estimular os alunos a buscar informações e com isso pensar nos assuntos discutidos em sala de aula, mostrando que a relação de interativamente é positiva para o desenvolvimento de ambas as partes.
(Freire, 2004 apud Ferreira, Pina, Carmo, 2005) evidencia uma educação libertadora, que considera todo individuo como agente de transformação, reconhecendo-o como sujeito histórico inserido na realidade de forma crítica. Desse modo, a relação educador-educando é amparada pela irrecusável prática do inteligir, sempre desafiar o (a) educando (a) com quem se comunica a produzir sua própria compreenção do que vem sendo comunicado.

" A educação para a libertação deve privilegiar o exército da compreensão crítica da realidade e possibilitar não só a leitura da palavra, a leitura do texto, mas também a leitura do contexto, a leitura do mundo". Ferreira, Pina, Carmo 2005.
Todos nós sabemos que este metodo de ensino "libertação" é críticado por muitos professores é isso foi apontado por Gadotti, 1995.

"Muitos professores(as), porém, desqualificam, minimizam, ironizam e/ou negam as contribuições de seus alunos e alunas para não correrem o risco de responder algo que vá além das suas respostas prontas já preparadas. Mantém a postura de detentores de todo o conhecimento, resguardados pela concepção bancária, que lhes dá maior segurança ao permitir que estabeleçam limites ao que será "transmitido" em sala"
Espero que está concepção de detentores da sabedoria possa mudar daqui alguns anos, pois muitos professores não estão utilizando a sua sabedoria da forma correta, pois aluno aprende com o professor e professor aprende com o aluno. numa troca de experiências.

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