quinta-feira, 30 de setembro de 2010

PLANO DE AULA - REFERENTE À PLURALIDADE CULTURAL



g
Zé Geraldo - Composição: Lucio Barbosa
Tá vendo aquele edifício moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Eram quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me chega um cidadão
E me diz desconfiado, tu tá aí admirado
Ou tá querendo roubar?
Meu domingo tá perdido
Vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar o meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio
Que eu ajudei a fazer
Tá vendo aquele colégio moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento
Pus a massa fiz cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente
Vem pra mim toda contente
Pai vou me matricular
Mas me diz um cidadão
Criança de pé no chão
Aqui não pode estudar
Esta dor doeu mais forte
Por que que eu deixei o norte
Eu me pus a me dizer
Lá a seca castigava mas o pouco que eu plantava
Tinha direito a comer
Tá vendo aquela igreja moço?
Onde o padre diz amém
Pus o sino e o badalo
Enchi minha mão de calo
Lá eu trabalhei também
Lá sim valeu a pena
Tem quermesse, tem novena
E o padre me deixa entrar
Foi lá que cristo me disse
Rapaz deixe de tolice
Não se deixe amedrontar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar
Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar
Fui eu quem criou a terra
Enchi o rio fiz a serra
Não deixei nada faltar

Hoje o homem criou asas
E na maioria das casas
Eu também não posso entrar

Introdução
Este trabalho aborda um conteúdo pouco ensinado atualmente nas escolas: o preconceito, as diferentes etnias.
O disparador do processo é a música -  Cidadão
Atividade
Desenvolvida para alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental I
O projeto será desenvolvido em conjunto com os professores de todos os 4º anos
Disciplina
História, Geografia, Artes, Educação Física e Língua Portuguesa - Faremos uma pesquisa sobre a cidade de SÃO PAULO e sobre a região NORDESTE.
Objetivo
Pesquisar o lugar em referência na música, conhecer hábitos e costumes, localização,  clima, população, etc. Possibilitar que os alunos percebam as diferenças culturais/sociais entre as regiões.
Mostrar que apesar das diferenças culturais entre as regiões uma contribui com o desenvolvimento da outra e que independente do local de origem as pessoas podem conviver em harmonia.

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Sabe-se que as regiões brasileiras tem características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos sociais e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
O grande desafio da escola é reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade etno cultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro, investindo na superação de qualquer tipo de discriminação e valorizando a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.
Esse tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação. (PCN –Pluralidade  Cultura – Apresentação/ Introdução)
Tempo
Aproximadamente 1 bimestre
Material necessário
CD com a música/ aparelho de som /letra impressa/mapa da cidade 
Desenvolvimento/ Etapas
·        1ª etapa:
§  Ouvir a música e discutir a letra através de uma “roda de conversa”
§  Localizar a cidade de São Paulo e a Região Nordeste no mapa.
§  Discutir sobre as observações iniciais, como dimensão das regiões, costumes, etc.  
§  Propor que cada sala através de sorteio tenha a  tarefa de trazer para a próxima aula uma pesquisa sobre um determinado estado que pertença a Região Nordeste e também sobre São Paulo, contendo população, linguagem popular,  hábitos alimentares, cultura, principais atividades econômicas, danças típicas, etc. 
·        2ª etapa:
§  Socialização das pesquisas em sala. Pode-se comentar sobre o que mais                                      chamou a atenção em relação a cada região              
·        3ª etapa:


 Avaliação
§  A avaliação será feita através da participação dos alunos durante a realização das tarefas, e para finalizar esse tema, os grupos deverão montar uma feira cultural em  sala, com “stands”, para expor objetos, pratos típicos, fotos, etc., da cidade de São Paulo e da Região Nordeste.
§  No final do projeto será feito uma socialização com todas as salas, para discussão dos temas abordados durante o projeto.
Quando a atividade envolve música, é importante que não se compare as aprendizagens, mas sim observar as características de cada criança dentro do grupo. Ao escutar uma canção, elas não manifestam seu prazer e seu interesse da mesma maneira. Nem todas dançam ou batem palmas; algumas preferem manterem-se atentas, apenas escutando, o que não significa não gostar do que ouvem.
É importante que o professor reconheça as manifestações de prazer e desprazer de seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário