segunda-feira, 4 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO



Quando pensamos em educação imaginamos uma escola fechada por muros, alunos em sala de aula, dispostos em fileiras ou em círculos, com horários pré-definidos e segundo uma sequência pedagógica ministrada pelo professor. Este método de ensino é comum em várias sociedades, mas será que este é a única forma de educação e será a melhor forma de educar?
“Este método de ensino escolar teve inicio na Grécia e vai para Roma, ao longo de muitos séculos da história de espartanos, atenienses e romanos”. Campos,2002
Campos,2002, afirma que estamos em constante aprendizado em casa, na rua, igreja, na escola. Temos um enorme leque para desenvolver nossa. Como podemos observar a educação a educação não é desenvolvida apenas na escola, em todos os lugares da sociedade estamos sendo educados e estamos educando as pessoas, a escola foi estipulada ou formalizada para que o estudo especifico fosse desenvolvido para os mais jovens.
Se pensarmos nos índios que não possuem escolas, mas mesmo assim educam sues filhos em uma troca de conhecimento, que é passado de geração para geração, sem que haja a necessidade de uma escola formal para educar seus herdeiros.

“Sob o regime tribal, a característica essencial da educação reside no fato de ser difusa administrada indistintamente por todos os elementos do clã. Não há mestres determinados nem inspetores especiais para a formação da juventude: esses papéis são desempenhados por todos os anciões e pelo conjunto das gerações anteriores”. Emile Durkein apud Campos,2002.
Porém, não podemos pensar na educação apenas como uma passagem de conhecimento dos mais antigos para os mais novos, as pessoas não devem se fechar apenas no que é ensinado, mas procurar o que é melhor para seu desenvolvimento na sociedade.
Aranha, 2006, deixa claro que a educação não é a simples transmissão de herança dos antepassados para as novas gerações, mas o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e a ruptura com o velho. Se imaginarmos a educação apenas como uma transmissão de conhecimento não haveria mudanças na sociedade, tudo seria da mesma forma. O que devemos entender é que a educação está presente a todo o momento na sociedade e que dependemos da educação para formar um país, com regras, princípios, cidadania e democracia.     

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