sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Já dizia Pitágoras: "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos". Afinal a educação, em seu mais amplo sentido, é fundamental e serve de base para o relacionamento, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e do mundo. A educação vinda da escola, dos quadros negros da "Tia Tetéia", passando pela educação familiar tal qual mãe e pai ensinam e passam exemplos para seus filhos é de extrema importância e valia. A educação forma o indivíduo.

Obrigada. Com licença. Por favor. Desculpe. Palavras mágicas que estimulam e desencadeiam reações positivas e que são tão fáceis de pronunciar, hoje em dia são escassas e parecem jogadas num poço sem fundo. Fora o bom senso que parece ter desaparecido do mapa. Além é claro, da educação escolar, alfabetização e conhecimentos gerais... Vamos combinar, as crianças de hoje em dia, se não cobradas e orientadas por seus pais e responsáveis, não querem saber de estudar, de aprender. A não ser, é claro, a jogar um novo game, ou a acessar um novo site na internet, ou aprender a letra daquela música que está estourando nas paradas de sucesso... A educação estimula a criação, a invenção, a descoberta e cria homens capazes de ir além daquilo que já foi produzido por outras gerações.
"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Immanuel Kant

Neste sentido é muito importante a educação, no significado mais amplo da palavra, para a formação e desenvolvimento de qualquer pessoa. Afinal o VALOR MAIOR está aí. Presente naquilo que somos e que transmitimos para os demais.

Mas de tudo o que somos, que temos, que transmitimos ou representamos, será mesmo que o que tem VALOR MAIOR é a educação?

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário