segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PLURALIDADE CULTURAL

Durante o mês de setembro lemos alguns textos que tratam sobre esse tema tão discutido atualmente: "PLURALIDADE CULTURAL". Após as leituras e socializações com a sala, demos início à pesquisas que culminaram com a produção e apresentação de um plano de aula relativo ao tema. A seguir, um texto produzido pelo grupo e na sequência o plano de aula.


O Brasil possui uma grande riqueza em diversidade cultural, uma sociedade formada por diversas culturas, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs,1997, temos em nosso território cerca de 210 etnias indígenas, descendentes de povos africanos, imigrantes e descendentes de imigrantes. Com isso existe uma grande diversidade nas crenças e religiosidade: católica, evangélica, batista, budista, judeus, mulçumanos, candomblé, espíritas, entre outras.
Esta diversidade cultural é marcada pela descriminalização, preconceito, exclusão social, atitudes que põe uma cultura acima das demais culturas. A Pluralidade Cultural é um assunto que devemos ter mais atenção, trabalhar este tema nas escolas é primordial para o bom desenvolvimento da sociedade, assim diminuindo a visão holística das pessoas.
Segundo PCNs,1997 “Para viver democraticamente em uma sociedade plural e preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem”. Podemos trabalhar este tema com os alunos mostrando que a diversidade cultural é um patrimônio histórico, ultrapassando barreiras e quebrando paradigmas das diferenças etnoculturais.
Apesar de a escola ser o ponto de partida para tratar este assunto, a forma como o tema é trabalhado nas escolas é questionável, pois as diferenças culturais são abordadas apenas em datas comemorativas, dia do índio, dia da consciência negra, dia do descobrimento do Brasil, semana da imigração que na maioria das vezes uma cultura submissa a outra, por este motivo temos conflitos de ideias e entendimento sobe as culturas. Este deve ser o grande obstáculo nas escolas mostrar que uma cultura não é superior a outra, possui apenas características diferentes, doutrina especifica. Trabalhar este tema nas escolas de forma correta seria um grande passo para desenvolver uma sociedade rapaz de entender que as diferenças sociais e culturais são importantes para o desenvolvimento do país.
O tema pluralidade cultural oferece aos alunos oportunidades de conhecimento de suas origens como brasileiros e como participantes de grupos culturais específicos. PCNs, 1997, o que podemos observar nas escolas é que muitos alunos não tem conhecimento da origem de sua família e que a escola é o lugar onde se concentra uma grande diversidade cultural.
Mas este tema não esta apenas vinculada a escola, mas sim a sociedade, trabalhar este tema em diversas frentes seria fundamental para o processo de reconstrução de uma nação exatamente plural culturalmente.
Aceitar as diferenças culturais é importante para evitar o etnocentrismo, isto é, o julgamentos de outros padrões (morais, estéticos, políticos, religiosos, etc.) Aranha, 2006.
Este tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de valorizar as diferenças étnicas culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, e sem qualquer discriminação. PCNs,1997.
  

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