quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

HÁ MUITO TEMPO ATRÁS...

Durante uma aula da professora Gilcia, no mês de agosto de 2010, realizamos a leitura do texto abaixo, porém sem termos acesso à data em que foi escrito. Ficamos surpresos após verificarmos que trata-se de um texto escrito no ano de 1659, por Comênius, "o pai da Didática", pois o assunto tratado por ele é também um tema muito abordado em nossos dias, e o que causa mais espanto, é que a situação nas escolas não mudaram muito com o passar dos séculos... 


TEXTO

“Desde há mais de cem anos, espalhou-se uma grande quantidade de lamentações sobre a desordem das escolas e do método, e, sobretudo nos últimos trinta anos, pensou-se ansiosamente nos remédios. Mas, com que proveito?
As escolas permaneceram tais quais eram. Se alguém, particularmente, ai em qualquer escola em particular, começou a fazer qualquer coisa, pouco adiantou: ou foi acolhido pelas gargalhadas dos ignorantes, ou coberto pela inveja dos malévolos, ou então, privado de auxílios, sucumbiu aos pesos dos trabalhos; e assim até agora, todas as tentativas tem resultado vãs”.


Texto de Comênius– Pai da Didática    -    1659    Século XVII   
Extraído do livro: Didática Magma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário