Durante todo esse semestre trabalhamos, entre outros assuntos, três conceitos: plano de aula, sequência didática e projeto de trabalho. A seguir, uma breve definição sobre os temas:
1) PLANO DE AULA
a) Conceito
Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto.
Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, que recursos serão necessários para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.
b) Esquema de Plano de aula
Série:
Data:
Tema:
Objetivos:
Conteúdo:
Metodologia:
Recursos didáticos:
Avaliação:
Bibliografia:
2) SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
a) Conceito
Nessa modalidade, a duração é limitada a algumas semanas de aula. O conteúdo é mais específico que o de um projeto e é explorado em atividades seguidas, que se tornam cada vez mais complexas. Um exemplo de Matemática é a resolução de uma série de problemas que explorem a adição e a subtração, cuja dificuldade aumente a cada aula.
b) Esquema de Seqüência didática
Título: Gênero textual
1) Apresentar o gênero textual a ser trabalhado;
2) Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero escolhido;
3) Apresentar outros exemplares do gênero escolhido;
4) Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e da forma como esse gênero circula (no jornal ou num livro, por exemplo);
5) Propor a criação inicial de um texto pertinente ao gênero para saber quais aspectos desse gênero é preciso trabalhar mais;
6) Ampliar o repertório dos alunos, colocando-os em contato com mais textos do gênero escolhido;
7) Fazer uma produção escrita coletiva com a turma, com professor escrevendo, para que todos troquem conhecimentos e passem a dominar melhor o gênero estudado;
8) Fazer uma produção escrita individual;
9) Fazer a revisão e a reescrita da produção individual, melhorando-a.
3) PROJETO DE ENSINO
a) Conceito
Tem duração longa, pode levar até um ano. Envolve a construção de um produto final – um livro, uma exposição, uma campanha, por exemplo – destinado a um público definido, que podem ser outros alunos, os pais, os moradores do bairro etc. Nesse caso, a participação da turma se dá em todas as etapas do planejamento.
b) Esquema de Projeto de Ensino
Título
Aqui é registrado um tema levantado pelo aluno, grupo ou sugerido pelo professor.
Porque vai se desenvolver o projeto?
Aqui são registrados os motivos do desenvolvimento projeto.
O que já se sabe sobre o assunto?
Aqui é registrado o que os alunos sabem sobre o assunto.
Onde procurar saber mais sobre o tema?
Aqui são registrados os meios para se saber mais sobre o tema: pesquisas bibliográficas ou de campo.
Como apresentar o projeto?
Aqui são registradas as formas de apresentação do projeto: cartazes, seminários, vídeos, debates, etc.
Para quem apresentar o projeto?
Aqui se registra para quem será apresentado o projeto: para a classe, outra classe, escola, comunidade escolar, etc.
O que foi aprendido com o projeto?
Aqui são registrados os novos conhecimentos, valores, procedimentos e construído, novos problemas a serem resolvidos.
Fonte: http://www.aulalivre.com – Material publicado pelo professor Dirceu Zaleski Filho. Acesso em 04 dez 2010.
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