sábado, 4 de dezembro de 2010

PLANO DE AULA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA E PROJETO DE TRABALHO.

Durante todo esse semestre trabalhamos, entre outros assuntos, três conceitos: plano de aula, sequência didática e projeto de trabalho. A seguir, uma breve definição sobre os temas:


1) PLANO DE AULA

a) Conceito

Módulo mínimo de planejamento, essa atividade é dada em uma única aula. Pode ser avulsa ou estar inserida em uma seqüência didática ou em um projeto.

Devem estar claros para o professor: o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos de aprendizagem, que recursos serão necessários para desenvolver a aula e como será avaliado o aproveitamento do aluno.

b) Esquema de Plano de aula

Série:

Data:

Tema:

Objetivos:

Conteúdo:

Metodologia:

Recursos didáticos:

Avaliação:

Bibliografia:



2) SEQÜÊNCIA DIDÁTICA

a) Conceito

Nessa modalidade, a duração é limitada a algumas semanas de aula. O conteúdo é mais específico que o de um projeto e é explorado em atividades seguidas, que se tornam cada vez mais complexas. Um exemplo de Matemática é a resolução de uma série de problemas que explorem a adição e a subtração, cuja dificuldade aumente a cada aula.

b) Esquema de Seqüência didática

Título: Gênero textual

1) Apresentar o gênero textual a ser trabalhado;

2) Avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero escolhido;

3) Apresentar outros exemplares do gênero escolhido;

4) Organizar e sistematizar o conhecimento sobre o gênero, com estudo detalhado de seus elementos, de sua situação de produção e da forma como esse gênero circula (no jornal ou num livro, por exemplo);

5) Propor a criação inicial de um texto pertinente ao gênero para saber quais aspectos desse gênero é preciso trabalhar mais;

6) Ampliar o repertório dos alunos, colocando-os em contato com mais textos do gênero escolhido;

7) Fazer uma produção escrita coletiva com a turma, com  professor escrevendo, para que todos troquem conhecimentos e passem a dominar melhor o gênero estudado;

8) Fazer uma produção escrita individual;

9) Fazer a revisão e a reescrita da produção individual, melhorando-a.



3) PROJETO DE ENSINO

a) Conceito

Tem duração longa, pode levar até um ano. Envolve a construção de um produto final – um livro, uma exposição, uma campanha, por exemplo – destinado a um público definido, que podem ser outros alunos, os pais, os moradores do bairro etc. Nesse caso, a participação da turma se dá em todas as etapas do planejamento.

b) Esquema de Projeto de Ensino

Título
Aqui é registrado um tema levantado pelo aluno, grupo ou sugerido pelo professor.

Porque vai se desenvolver o projeto?
Aqui são registrados os motivos do desenvolvimento projeto.

O que já se sabe sobre o assunto?
Aqui é registrado o que os alunos sabem sobre o assunto.

Onde procurar saber mais sobre o tema?
Aqui são registrados os meios para se saber mais sobre o tema: pesquisas bibliográficas ou de campo.

Como apresentar o projeto?
Aqui são registradas as formas de apresentação do projeto: cartazes, seminários, vídeos, debates, etc.

Para quem apresentar o projeto?
Aqui se registra para quem será apresentado o projeto: para a classe, outra classe, escola, comunidade escolar, etc.

O que foi aprendido com o projeto?
Aqui são registrados os novos conhecimentos, valores, procedimentos e construído, novos problemas a serem resolvidos.

Fonte: http://www.aulalivre.com – Material publicado pelo professor Dirceu Zaleski Filho. Acesso em 04 dez 2010.

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